Mitos sobre comportamento dos cães


No dia a dia da Equilibrium é comum me deparar com donos que tentam justificar o comportamento do cão das maneiras mais mirabolantes, principalmente com aquela frase: "É que eu li na internet...".

Estes são alguns deles:

1 - Algumas raças de cães são mais agressivas do que outras.

Mito. Raças maiores podem ser mais perigosas se ficarem agressivas mas qualquer raça pode mostrar agressividade com outros cães ou humanos. Não é a raça que é a causa, mas sim a forma como o cão é criado pelos humanos.

2 - Meu cão corre no quintal durante todo o dia, ele não precisa de uma caminhada.

Mito. A importância da caminhada é que ela imita a forma de como uma matilha trabalha, em conjunto - migrando através do seu território em direção a um objetivo, que é geralmente comida e água.

Quando seu cão corre em volta do quintal, ele pode estar queimando energia, mas é fora de foco. O resultado final é que ele pode ficar com uma energia mais ansiosa ou nervosa depois de brincar no quintal durante todo o dia.

3 - Você não pode ensinar a um cachorro velho novos truques.

Mito. Este velho ditado tem alguma verdade quando se refere aos seres humanos, mas os cães não são assim. Um cão está pronto para aprender novos truques em qualquer idade, e ensinar ao seu cão velho truques novos é uma ótima maneira para ajudar a manter sua mente afiada. Ensinar truques para um cachorro em qualquer idade é perfeito para dar-lhes disciplina. O mesmo se aplica quando precisamos reabilitar um cão. Não há idade para ajudar um cão a ter uma vida equilibrada.

4 - Rabo abanando significa um cão feliz.

Parcialmente um mito. Rabo abanando pode indicar que um cão está feliz e amigável, mas realmente depende de como o cão está abanando o rabo. Estudos têm mostrado que quando um cão abana o rabo da direita para esquerda, com você de frente para ele, significa que quer se aproximar e é amigável. No entanto, quando ele abana o rabo para a esquerda, é uma advertência para se afastar.

Os cães podem sentir essa diferença e ler a mensagem, e quando um cão vê outro abanando para a esquerda, isso geralmente vai fazer com que se afaste.

Posição do rabo também é importante. Se o rabo está baixo, o cão está submisso e, possivelmente, inseguro ou ansioso. Se está em uma posição média, o cão está calmo e feliz. Se está em pé, vertical, este é outro grande aviso para ficar longe.

Finalmente, a velocidade é um indicador do nível de energia e humor do cão. Quando o rabo mexe junto com o corpo do cão, com boa amplitude, é um sinal de felicidade, agora, movimentos curtos, rápidos que faz com que a cauda parece estar vibrando, é outro sinal de alerta.

5 - Meu cão fica maluco quando eu chego em casa, porque ele me ama.

Mito. Essa emoção que você está vendo não é a felicidade de vê-lo. É um cão que tem muita energia reprimida e agora tem uma desculpa para liberá-la. Na verdade ele está excitado. Pulando, girando em círculos, ou emitindo sons são todas as coisas que o cão faz para tentar se acalmar. Dando carinho quando o cão está assim só reforça o comportamento, e pode levar a coisas como ansiedade de separação ou destruir coisas quando você não está em casa.

6 - Meu cão é sociável, ele não rosna para os visitantes apenas se esconde sob o mobiliário.

Mito. As pessoas às vezes pensam que "anti-social" é o mesmo que agressivo, mas há outras maneiras de um cão ser anti-social, e este é um deles.

Se seu cão está se escondendo de visitantes ou os evitando de outra forma, este comportamento é tão anti-social como o cão que rosna ou morde. Cães não atacam só por agressividade, atacam também por insegurança. Nestes casos, é bom ensinar aos visitantes a seguir a estratégia "Não fala, não olha, não toca", quando chegarem na sua casa, e para continuar a ignorar o cão se ele vier para investigar. Desta forma, ele gradualmente vai aprender a confiar em seus convidados.

7 - Depois da minha cadela ter uma ninhada, ela pode finalmente ser castrada.

Mito. A menos que você seja criador, elas devem ser esterilizados antes de entrarem em seu primeiro cio. Seu veterinário pode dizer-lhe a melhor idade para sua raça particular, mas donos responsáveis vão cuidar disso na primeira oportunidade. Castração de fêmeas antes dos seis meses quase elimina completamente o risco de câncer de mama mais tarde. Isso sem contar com a questão hormonal que afeta o psicológico do cão.

8 - A melhor maneira para se refrescar um cão é derramando água sobre sua cabeça.

Mito. Derramando água na cabeça do seu cão é a melhor maneira de superaquecê-lo. Cães se refrescam molhando seus peitos e barrigas.

Se você já viu um cão "cavando" na água, é exatamente o que ele está fazendo : salpicos de água na parte inferior do seu corpo, onde ele irá se refrescar.

Pêlo molhado é um isolante, por isso mantém o calor no topo de seu cão. Como os cães tendem a ter a pele mais fina em seus peitos e barrigas, esta é a maneira mais eficaz para eles para se refrescarem.

9 - Eu não posso corrigir a ansiedade de separação do cão, é apenas a sua personalidade, não quer ficar longe de mim.

Mito. Enquanto alguns cães podem ter tendência a ficar ansiosos ou nervosos quando o sua matilha não está ao redor, o jeito como você se comporta quando chega e sai, tem um grande efeito sobre como ele se comporta quando você não está em casa.

Você nunca deve sair quando o cão está em um estado animado, enérgico. Drene a sua energia em primeiro lugar com uma longa caminhada. Também ensine-o a "ir para o seu lugar" e colocá-lo lá enquanto você estiver se preparando para sair - o "seu lugar" pode ser sua casinha, sua cama, ou um canto da sala.

O estado de espírito que seu cão fica quando você sai, deve ser o mesmo quando até você voltar. E é você que tem que trazê-lo para um estado submisso e calmo antes de sair.

Espero que tenham gostado e até a proxima !

#cães #cachorro #adestramento #comportamento #mitos

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.

EQUILIBRIUM DOG SCHOOL ADESTRAMENTO DE CÃES

Sandro Salvador - 21 99382-4060

Todos os direitos reservados © 2020 by Equilibrium Dog School

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Google+ Icon